sexta-feira, 14 de maio de 2010

PAP DE MEDALHÃO EM LATONAGEM

Este desenho faz parte de um de meus CADERNO DE RISCOS PARA PRATOS, tem vários desenhos que podem ser adaptados em latonagem também, eliminando ou acrescentando alguns detalhes como fiz com este.
Escolha um dos desenhos de meu caderno e reduza no tamanho desejado, eu uso o word mesmo para editar as figuras.
Recorte o aluminio, prenda o desenho com fita crepe e com uma caneta transfira o risco.
Normalmente uso papel vegetal para esta finalidade, aqui só usei o original para ficar mais visivel na foto.
Verifique se não faltou nenhum risco antes de retirar o risco.
Risco passado, vamos passar para a próxima etapa:
Coloque um eva ou um pano macio por baixo do aluminio
Com boleadores, vá pressionando os desenhos que deseja que fiquem em alto relevo
Vire o aluminio e com outro boleador alise e ajeite os relevos e assim por diante, voce acaba trabalhando em ambos os lados,ok!
Passe pasta de modelagem atras com uma espátula e alise para uniformizar!
Aguarde a secagem, eu espero no minimo umas 8hs.

Recorte as bordas com tesoura.
Passe uma demão de betume da judéia com pouca diluição de aguarrás ou use pura mesmo caso queira mais escuro. O aluminio fica meio amarelado,ok.
Retire com um paninho o excesso.
Dependendo da cor de fundo da caixa, voces também podem usar o nankim preto ( 2 demãos) intercalando a limpeza.
 Prontinho!!!!
Podemos encrementar o medalhão com pedrarias, chatons, etc....ou mesmo pintar com verniz vitral em alguns detalhes.
Para colar, use cola de contato ou cascola ( cola de sapateiro).
No próximo post mostrarei o medalhão já colado!!!

QUEM TIVER INTERESSE EM ADQUIRIR O CADERNO, BASTA ENVIAR UM EMAIL,OK!
VALOR $15,00 E ENVIO POR EMAIL!

3 comentários:

Maravilhas que eu faço disse...

Olá, amiga, visito seu blog diariamente e tenho junto aos meus preferidos, acho seus trabalhos maravilhosos. Estou interessada no "Caderno de riscos para latonagem, mdf ou porcelana" por favor me passe o valor, forma de pagamento e como fazer para compra-lo, meu email é: delbatonon@hotmail.com
Abraços
Delba

Beth disse...

Oi Beth.
Esse trabalho é lindo!!Fiquei imaginando as várias utilidades dele!
Obrigada por partilhar seu conhecimento nesse PAP único.
Quem quiser conhecer e aprender novidades,só aqui no seu blog,rs,rs.
Bjs.

Jargelic Angel disse...

Oi Beth,
boa noite!
Adoro seus trabalhos.
Gostaria de saber onde você compra o alumínio e se é fácil de cortar.
Obrigada por compartilhar.
Bjos