terça-feira, 14 de outubro de 2008

PRATO DE PORCELANA DECORATIVO

Neste prato foram utilizadas várias técnicas, por isso é um pouco dificil descrever todo o processo, pois fiz um fosqueamento, uma corrosão, uma pintura com tintas lustres, aplicação de tinta relevo e pintura tradicional, enfim quis fazer uma peça moderna com tecnicas mistas.
Após ter escolhido o motivo central, isolei as areas com a máscara liquida em que não iria fazer a corrosão da porcelana.
Esta tecnica não é feita com o ácido e sim com cacos de vidros , eu vou explicar como se faz...coloco alguns pedaços de cacos de vidros moidos e em pedaços maiores numa massa especial e levo para a queima em temperatura bem alta, tipo 900° e retiro a pç ainda quente do forno para poder retirar os cacos e faço isso com a ajuda de uma chave de fenda, aonde tinha vidro fica afundado e corroído...fica muito legal, inclusive em pçs com a pintura feita com o madre pérola fica muito chique!
Na próxima etapa isolo novamente nas bordas e no centro do prato, as areas em que farei um fosqueamento, pois escolhi fazer uns desenhos tipo arabescos para se sobressairem depois de pintado e queimado.
No centro, fiz o mesmo, isolei algumas areas e fosquiei outras, e onde tem o brilho é onde foi isolado e passado as tintas metálicas lustres.
Depois fiz aplicação com as tintas relevo A.S e o ouro para finalizar.

Um comentário:

Déia disse...

Ai Beth...
Só de fazer aquele pratinho decoupado eu ja fiquei feliz, imagina se um diiiiiiiiiiiia eu me aventuro e faço uma coisa destas!
Já te falei... um dia ainda te pego pra me ensinar, só assim eu tenho alguma chance. rsrs
Bjos querida, parabéns por mais um maravilhoso trabalho.
Andréa Abrantes