segunda-feira, 22 de setembro de 2008

VASO CHINES DE PORCELANA

Vaso monocromático, foi canetado com o bico de pena com um motivo chines, usei praticamente tres tons de vermelhos e o ouro para dar acabamento, esta foi uma das primeiras peças grandes que fiz, foi uma encomenda de uma de minhas irmãs na época. Foi bem trabalhoso para executá-lo mas o resultado foi bem gratificante!
Não tem muito segredo pra fazer um vaso desses, só necessario paciencia e vontade.
Passe-se o desenho com papel vegetal e carbono, depois proteje o seu desenho com papel filme para não sair o risco, ai vai canetando com o óleo de copaíba ( secagem rápida ) num tom só de vermelho.
Tem que ser feito por etapas aguardando a secagem da tinta, daí é só queimar em temperatura normal, 750 a 780 dependendo do forno.
Na segunda etapa já são utilizadas mais duas cores de vermelho pra matizar e depois de pronto e seco passe ouro nos detalhes pra aproveitar a queima, senão quiser...é só queimar pela terceira vez com tranquilidade em temp. mais baixa 720°.
Coloque uma base de madeira pra valorizar sua peça!

3 comentários:

Déia disse...

AFFFFFFFFFFFFFFFF!!!
d-e-s-l-u-m-b-r-a-n-t-e!!!
Bjos querida.
Andréa Abrantes

Isabel Esteves disse...

LINDOOOOO esse seu vaso, Beth! É o que se chama uma verdadeira "paciência de chinês"!!
Parabéns, minha querida. Posso te adicionar no meu site? Sou portuguesa e vivo em Portugal, e o endereço do meu site é:
"http//isabelestevesartesanato.net"- vá lá ver se gosta e me diga se posso te adicionar. Beijinho e parabéns mais uma vez!

rosana disse...

ola beth adorei seu vaso maravilhoso. vi uma tecnica sua no you tube de canetado , mas como nao tenho forno proprio para queima gostaria de saber quanto tempo posso deixar em forno normal e a quantos graus agradeço desde ja . meu endereço r.cremasco@bol.com.br