segunda-feira, 4 de agosto de 2008

TECNICA CLOISONNE EM MDF


Cloisonné:

Em francês quer dizer "cela" ou seja, um espaço fechado. Nesta técnica, fios muito delicados de metal são dobrados para formar um desenho; o esmalte é, então, depositado dentro destes espaços fechados. Embora possa ser executada sobre um fundo de cobre, é mais utilizada sobre prata ou ouro. O Império Bizantino no século XIII a. C. desenvolveu belíssimas obras religiosas em cloisonné sobre peças de ouro. Os chineses utilizam muito esta tecnica em suas peças decorativas!

Eu adoro cloisonne e em minha casa tenho algumas peças chinesas com este material e já tinha vontade de experimentar fazer em mdf, sendo que na porcelana esta tecnica já é utilizada a muito tempo, não nego que é um pouquinho mais trabalhosa, mas vale a pena fazer, fica uma graça.

Minha peça:

Preparar a madeira como de costume, passar uma demão de tinta pva branca, depois passar o desenho com carbono bem de leve na peça toda. Aonde voce for pintar colorido, deixe com o fundo branco.

Depois passe uma a duas demãos de tinta metálica na cor azul no restante da peça, caso não tenha esta tinta, prepare vc mesmo com um pouco de tinta acrilica azul e prata na mesma proporção, fica a seu gosto a tonalidade do fundo.

Passe uma demão de verniz madre pérola sobre todos os desenhos que estão com o fundo branco e aguarde secar.

Pinte os desenhos com verniz vitral, aguardando a secagem para dar a segunda demão de tinta pra matizar, não precisa chegar com o pincel até o fim da linha do desenho, deixe as pontas esbranquiçadas.

Faça o contorno com a dimensional dourada bem fininha e muitos arabescos como nos vasinhos chineses ao lado do mdf.

Envernize com verniz cristal ou outro!

Nenhum comentário: