sexta-feira, 15 de agosto de 2008

PRATO DE PORCELANA CANETADO NO ESTILO FRANCES


Prato em porcelana no estilo frances e a técnica é a do canetado.
Eu não consegui finalizar a peça com o ouro pois na última queima a peça rachou ao meio, sniffff.....pois é, essas coisas acontecem, quando vc abre o forno, bummmm um susto...na verdade isso ocorre quando já existe um pequeno defeito na peça branca praticamente invisível aos nossos olhos e para minha tristeza , comprei 3 destes pratos e 2 estouraram, acho que foi da mesma remessa e o fabricante acabou me repondo, nada mais justo né!
Pra fazer um prato deste teremos que usar um divisor de prato, pois o desenho se repetirá em oito partes iguais, é muito fácil de usa-lo, primeiro coloca-se o divisor sobre o prato e com uma caneta permanente marcamos um pontinho onde tiver o numero 8 e pronto, seu prato estará dividido em oito partes e com a ajuda de uma régua maleável faça as divisoes.

Eu normalmente faço um desenho no papel vegetal em 1/4 de folha e depois vou passando o desenho com a ajuda do carbono e durex, é só ter o cuidado de unir os desenhos para não ficar com falha na hora de canetar.Faça isso em toda as divisões.
Misture a tinta preta com óleo de copaíba, espatule bem e contorne todo o desenho com a caneta bico de pena, aguarde secar bem .
Se quiser já dar uma demão de tinta aproveite... pois são areas pequenas bem fáceis de pintar e assim economizará uma queima na peça! Queime a 750 a 780°
Depois de queimado:
Deixe as áreas em que irá passar o ouro em branco e matize todos os arabescos já pintados e aguarde secar bem!

Eu pintei com copaiba mesmo, pois seca mais rápido, se usar a tinta com óleo mole fica mais fácil de matizar mas não terá como secar, certo! Se for economizar mais uma queima, coloque o ouro liquido nos desenhos e queime em temperatura normal 750°, caso vá fazer a terceira queima só para o ouro que é o ideal, pode queimar a uns 720°, que é o ideal para o ouro, ok!

Os riscos de meus pratos são baseados no estilo da peça, pesquiso em livros importados do genero e vou fazendo meus desenhos conforme vou desejando!
Eu e minha mãe temos alguns cadernos com riscos para porcelana que comercializamos, se alguem se interessar em adquirir é só entrar em contato, inclusive tem uns que dão para o artesanato também!
A Lj "O Casarão" tbm vende nossos riscos, o endereço está ai ana barra lateral em ljs q recomendo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável que tenha quebrado,pois estava muito bonito.Depois de tanto trabalho...Parabens.

Unknown disse...

Onde se compra um divisor de pratos?
Sinto muito que tenha quebrado...estava lindo demais...

ANA PAULA disse...

PRECISO COMPRAR UM DIVISOR DE PRATOS PARA MANDAR PARA A EUROPA. ONDE POSSO FAZÊ-LO?

Unknown disse...

Onde compra o divisor de pratos?