quarta-feira, 23 de julho de 2008

DECOUPAGE E TECNICA CHARÃO


A técnica do charão é muito utilizada em ceramica no Japão, saiba um pouco mais sobre esta resina.
CHARÃO (URUSHI)
-Escavações no Japão revelam que objetos laqueados utilizando a arte de urushi (charão) datam do período Jomon (1500 a 1000 a.C.). Originalmente o charão foi empregado como resina impermeabilizante e muito resistente.Com o decorrer dos séculos foram sendo incorporadas outras técnicas de decoração. São utilizadas em móveis, imagens budistas, construção, caixas e utensílios domésticos. O urushi é uma resina vegetal retirada de uma árvore da família da aroeira. Depois de refinada são misturados à resina os pigmentos para obter a cor desejada. Qualquer material pode ser laqueado (madeira, papel, tecido, bambu, etc.) e existem várias técnicas de produzir desenhos sobre os objetos laqueados (aplicações de ouro e prata em pó, de pigmentos coloridos, de madrepérolas ou conchas). No Brasil a matéria-prima do charão é importada.
A minha peça foi feita em madeira e acho que cheguei a um bom resultado, pois não tenho esta resina e usei o que tinha aqui em casa.
Eu adorei fazer e pena q a foto não dá pra ver muito o efeito do fundo perolado.
A Gato preto tem uma peça maravilhosa de vidro no site deles que está perfeita, ninguem vai dizer que não é um Charão de verdade.
Meu Modo de fazer:
Prepare a caixa como de costume, com base, lixa, etc...
Passe duas demãos de tinta acrilica preta brilhante na parte aonde não irá fazer a decoupage.
Cole a figura e depois contorne com dimensional prata. Após secar preencha as flores e folhas com relevo incolor pra dar brilho e volume.
Escolhi uma figura com fundo preto propositalmente.
Agora vamos passar uma demão de hidro vitral madre pérola ou outra marca que tiver em casa na peça toda e aguarde secar bem. Eu passei por cima da área preta da figura de decoupage tbm.
Depois de bem seco, vamos passar uma demão de verniz vitral vermelho fogo sobre toda a peça e na parte em que passou o m.pérola do fundo da figura.
E para finalizar faça textura nas laterais com a dimensional e aplique um puxador.


4 comentários:

Maribel Artes disse...

Achei Lindo!!!! estou fazendo meu blog essa semana:http://mariartesartesanato.blogspot.com/. posso adc o seu no favorito???

Unknown disse...

oi, Beth!!!
obrigada pela visita!!!
fico feliz q tenha gostado do que faço!!!!

fique a vontade pra me visitar viu?!
procuro smepre postar algo novo!
beijo proce!
Sucesso!
Argina

DEPOIS DOS CINQUENTA disse...

Lindo, maravilhoso. Mas estou com duas duvidas - só posso usar o verniz vitral vermelho ou da cor que desejar? E quanto à finalização da decopagem? Sem qualquer verniz?
Obrigada e parabens. Não sei dizer qual dos seus trabalhos é mais bonito.
Aninha

Elisabeth Sarkis disse...

Pode usar outra cor claro que sim, mas nesta tecnica Charão usa-se mais esta tonalidade, inclusive já vi pçs feitas com outros tons como preto e ouro, enfim vai do gosto de cada um.
Depois da decoupage passei o verniz vitral, de uma lida no pap.