terça-feira, 22 de abril de 2008

DICAS DE ACABAMENTOS EM MADEIRA


Aqui vão algumas dicas para dar um determinado acabamento em peças de madeiras e MDF:


Fundo para madeira
Existem vários produtos que podem ser utilizados com base, ou melhor fundo, para posterior aplicação de tinta. Sua função é proteger a madeira e tirar suas imperfeições. Importante: Ao utilizar fundo sintético deve-se mexer bastante, retirando o acúmulo do fundo da lata.
Primer Daiara;Fundo branco de vários fabricantes;Fundo sintético nivelador para Madeiras da Coral;
Se o trabalho é simples e sem maiores pretensões para vendas, o mais prático e rápido ainda é utilizar tinta branca PVA, principalmente com peça em MDF.


Envelhecimento
Laca incolor deve ser utilizada para impermeabilizar a peça antes da aplicação do betume no envelhecimento.Goma laca indiana (asa de barata) utilizada na peça de madeira deixando-a levemente amarelada, envelhecida. Também pode ser utilizada como fundo para posterior aplicação do betume no envelhecimento.


Betumedissolva o betume em água raz antes da aplicação. Após, aplique sobre a goma laca (ou verniz) limpando em seguida com um pano.


Médium envelhecedor – base água – aplique o médium envelhecedor delicadamente com um pano macio, pincel ou esponja, em um projeto já acabado, retirando o excesso antes de secar.


Acabamento acetinado
Verniz acrílico deve ser utilizada para que a peça fique com aspecto acetinado.


Brilho
Verniz geral deve ser utilizado para que a peça fique com aspecto brilhante.


Purpurina
Utilize o Colante mordente da Daiara para dissolver a purpurina antes de aplicar na peça.


Tingimento da madeira
Médium envelhecedor – base água – (ação de stain) aplique o médium delicadamente com um pano macio, pincel ou esponja na madeira crua, podendo estar envernizada, selada ou não.


Pátina usual
Existem várias opções para dar um acabamento patinado de modo usual. Na pátina usual deverão aparecer os veios do látex aplicado como fundo ou base, criando um contraste entre 2 cores: · Aplique 2 demãos de tinta PVA, por exemplo na cor branco, após deixe a cor contrastante, por exemplo azul, aguada e aplique na peça. Após secagem, lixe com cuidado para que apareçam os veios onde se verá o branco do fundo;
· Utilize no lugar da cor contrastante um glaze. Ou tom sobre tom, azul com azul, por exemplo. Aplicado com pincel e deve ser retirado com pano antes da secagem;
· Suave pátina com aparência antiga. Neste caso utilize o Médium envelhecedor – base d’água.


Craquelê
Quando utilizados materiais de qualidade o acabamento é dos mais bonitos, fora a bela reação durante a secagem final, quando existe a quebra do material de acabamento.


Marmorizado
Quando uma superfície externa toma o aspecto do mármore, apresentando-se com raias e veias que imitam essa rocha. Pode-se aplicar a técnica da marmorização em paredes, móveis e outras bases, para conferir-lhes um aspecto de solidez. Na marmorização é possível imitar somente os desenhos (colunas e peças de gesso) ou a reprodução fiel das cores existentes nos mármores (paredes, móveis e pequenas peças. Use e abuse de sua criatividade.


Estuque
Revestimento ou ornatos feitos com uma massa preparada com gesso, água e cola. Para aplicar esta técnica com facilidade utiliza-se a massa corrida para dar relevo à superfície, que pode ser parede, madeira (móveis) e outros objetos. O segredo está no movimento que se faz com a espátula ao aplicar a massa corrida, e até utilização de espátulas especiais. A técnica Estuque pode ser feita com papel de seda, e é simples. Passe cola na peça (uma boa quantia, sem exagero), amasse o papel de seda e cole. Quando secar pinte com tinta látex, e após secar pinte com esmalte sintético acetinado, utilizando um pano ou estopa. Dissolva as tintas em aguarrás.

5 comentários:

Ana Lucia disse...

OLÁ! ACHEI SEU BLOG NO GOOGLE, E ACHEI MUITO LEGAL SEUS TRABALHOS E PAP.
OBRIGADO POR DIVIDIR SUAS TÉCNICAS.
BEIJOKAS

Anônimo disse...

Adorei as dicas para acabamento em madeira, serão muito úteis.

Obrigada.

magda disse...

olá,td bem?...muito bacana suas dicas rs...gostaria que vc tirasse uma duvida minha,decidi pintar meu jogo de quarto,ele era marfim,e eu pintei de branco acetinado luckscolor a base de agua,foi o que mais me indicaram,realmente ficou lindo,mas fiquei triste pq ele não tenho brilho,e parece q vai pegar mta sujeira,queria saber se existi algum verniz,algum produto que de um brilho,passei verniz incolor em um pedaço e manchou,minha preocupação é a sujeira uq e vai aderir,mesmo pq não tem nenhum brilho,mto obrigada,e parabéns por td aqui!

Elisabeth Sarkis disse...

Magda, use verniz geral, é ótimo, n~]ao mancha e dura muito querida!Bjs

magda disse...

oi,eu vou passar o verniz geral mto obrigada bjo!